São Precisos Dois para o Triatlo: Ser Guia Mudou o Meu Ponto de Vista

Dirk Aschmoneit
Diretor Sénior, Marketing de Produto

Algumas pessoas dizem que o desporto desenvolve o carácter, eu diria que o desporto o revela. Foi o desporto que me ajudou a superar uma infância complicada e a chegar onde estou hoje.

Tendo competido em diversos desportos desde a minha infância, a minha carreira culminou quando ganhei o Ironman na Nova Zelândia em 1991, estabelecendo um novo recorde no percurso de 8 horas e 30 minutos. Apesar da minha carreira de atleta ter sido interrompida em 1994 com uma lesão grave, os valores que aprendi através da prática de desporto moldaram a minha vida. A rotina dos treinos diários ensinou-me desde cedo a importância da adaptabilidade, da disciplina e de me esforçar para dar o meu melhor.

Quando soube que o Drew Hunthausen, um orador motivacional, cego e parcialmente surdo, queria completar um Triatlo Herbalife24, senti-me inspirado e voluntariei-me para ser o seu guia. Esta era uma oportunidade de partilhar os meus conhecimentos sobre Triatlo e ajudar alguém a atingir o seu objetivo.


O Valor da Humildade e da Comunicação

Temos tendência a julgar situações, mesmo quando nunca passámos por elas. É fácil fazer suposições, em vez de colocarmos questões e fazer o esforço de clarificar uma situação. Saber que a sua segurança era a minha responsabilidade ajudou-me a ser paciente e a colaborar.

Em vez de fazer suposições, o importante para mim e para o Drew era construir uma relação com significado, para tal coloquei-lhe questões específicas e pratiquei a escuta ativa. Ao comunicar e relacionar-me a um nível mais profundo, tirámos o máximo partido dos nossos treinos diários até ao grande dia.


Descobrir um Novo Tipo de Conquista

No dia do Triatlo Herbalife24, eu e o Drew estávamos prontos para dar o nosso melhor e concluir a natação, o ciclismo e a corrida. Apoiar o Drew deu-me um sentimento de conquista que nunca senti em nenhuma outra competição.

Fiquei extremamente emocionado ao ver o impacto que a determinação do Drew teve nos outros. Um senhor mais velho veio ter connosco na segunda milha da corrida e disse ao Drew que testemunhou o momento em que lhe oferecemos uma nova bicicleta na praia de Venice, 2 semanas antes da corrida. Isto serviu de inspiração para o senhor se inscrever no seu primeiro triatlo!

Em última análise, o Drew fez ressuscitar a minha paixão pelo triatlo. Ele partilha um dos meus mantras: “Se não vais até ao final, então porque vais?”. A sua determinação e força de vontade encorajou outros a participar em novos desafios com uma atitude positiva, um coração gentil e sem desculpas.

Comecei a olhar para tudo de outra perspetiva, especialmente após terminarmos a corrida com sucesso. Apercebi-me que a medalha que trago ao pescoço pode ganhar pó, mas as minhas memórias da corrida ao lado do Drew viverão para sempre.